Comunicados Importante

Qualidade do Ar de Interiores - Clique e aqui

29 de Abril de 2018
Especialização em HVAC Projetos

Objetivos:Compreensão das principais técnicas e práticas dos sistema HVAC. Clique e aqui

16 e 17 de Maio de 2018
Entrac - Campo Grande - MS

Boas práticas de projeto, instalação e manutenção.Clique aqui

Cadastre para receber as informações do setor de Climatização e Refrigeração

Estado
Receber e-mail? receber
não receber

Foi realizada no dia 13 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), a 8ª Reunião do Comitê de Climatização e Refrigeração. Fizeram parte do encontro os representantes das seguintes entidades: Sérgio Helfensteller, da ASBRAV e presidente do Comitê, Arnaldo Basile, presidente da Abrava, Carlos Braga, da Abrava-BH, Newton Victor, da Abrava-NE e do Sindiar-CE, Luis Emilson Leiria, da Anprac, Carlos Trombini, do Sindratar-SP, Márcio Afonso Fernandes, do Sindratar-RJ, Mauricio Lopes, do Sindratar-BA, Adam Batista, do Sindratar-PE, Eduardo Macedo e Souza, da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, Áureo Sales, Paulo Rosenthal, Viviane Nunes, Wagner Leitão e Ingrid Rosane Schmitt. O Encontro aconteceu na sede da FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. "A realização deste encontro teve como objetivo apoiar o grande esforço que o Sindratar-RJ vem despendendo para desenvolver o mercado carioca”, disse Basile. Foram discutidos diversos assuntos ligados aos setores representados, entre eles, o relato da comissão de representantes que foi a Brasília, em meados de maio, com destaque para a possível alteração do Anexo lV da portaria 1078 e o andamento do PL 7260/2002. A Lei 8566 referente a licitações também foi discutida. Ainda, durante o encontro, Basile apresentou os números do mercado de AVAC-R e ressaltou a importância das informações para que todas as entidades se mantenham alinhadas e utilizem os mesmos dados de mercado em todos os seus canais de comunicação. Na ocasião, o representante do Sindratar-RJ expôs as dificuldades atuais no Rio de Janeiro. Ainda, na tarde do dia 13 de junho, os membros do Comitê participaram do evento “Atualize-se”, na FIRJAN. O evento realizado pelo Sindratar-RJ teve como proposta o debate do cenário econômico atual, com o objetivo de ajudar o empresariado do segmento a repensar a forma de conduzir suas empresas e seus negócios, além de apresentar possibilidades de crescimento dos setores representados no Rio de Janeiro que, segundo estimativas, representa 1,8% do PIB brasileiro, algo em torno de R$ 27 bilhões

Artigos para Download
image 2

Edificações existenets a busca pela confiabilidade, conforto segura e competitividade - Marcos Maran.

image 3

Práticas para Medição, Teste, Ajuste e Balanceamento(TAB) em sistemas de HVAC - Wili Hoffman

image 4

O Processo de Comissionamento ASHRAE Guideline (0 -2005) - Mauricio Salomão Rodrigues